Avançar para o conteúdo principal

Bolo do caco #1 Imaginação

Hoje vou vos mostrar a minha imaginação para fazer bolo do caco já tentei fazer duas vezes. Mas acho que ainda não saiu bem. No final quando se come esta ótimo, mas primeiro que acerte na massa uiui...

Se não souberem ficam a saber, bolo do caco é de origem madeirense.

É um pão igual a todos os outros, mas com a diferença que é feito na frigideira.

Eu quebrei as regas e comecei a criar o meu com farinha integral, mas ainda não acertei com as medidas.

Tudo o que precisamos:
  • 600 gramas de farinha de trigo integral
  • 400 gramas de farinha de trigo sem fermento
  • 25 gramas de Fermento de padeiro
  • 1L de água *+/-*
  • q.b. sal *colher chá
  • q.b. açúcar *colher chá


1.     Então numa taça colocar o fermento com a maior parte de água e ir mexendo ate desfazer;
2.     Numa taça de plástico media colocar as farinhas q.b. de sal e q.b. de açúcar; juntar o fermento e ir amaçando, verificar se necessita de mais água ir amaçando até a massa fazer umas bolhas de ar e se descolar das paredes da taça;
3.     De seguida fazer uma cruz na massa e polvilhar com mais farinha deixar bem tapado, num sitio mais quente e deixar levedar durante 1h ou 1h30 depende do ambiente;
4.     Fazer bolinhas grandes, medias ou pequenas.
5.      Eu já fiz das varias maneiras para ficar com alguns pequenos para servir " bifanas no caco".
6.     De seguida deixe-as tapadas com um pano por mais uns minutos, aqueça a frigideira e coloque lá uma bola de cada vez, quando a parte de baixo estiver quase queimada vir para cozer do outro lado e terá o maravilhoso "bolo do caco".


Espero que gostem e que tentem fazer e depois partilhem a vossa opinião.





Mensagens populares deste blogue

Pequeno Almoço Saudável

Olá boa tarde, 

Hoje o pequeno almoço foi as deliciosas panquecas de banana e aveia e hoje juntei cacau em pó e ficou uma maravilha!! Eu obtei por acompanhar com frutas mas podem acompanhar com fiambre ou queijo fresco!!



 Construa a sua vida saudável!!

Risoto de Camarão e Espargos Yammi 2

Bem hoje mais uma receita da minha yammi 2 com basse no meio primeiro risoto 😜

Risoto de Camarão e Espargos Yammi 2
Ingredientes  300 gr de Arroz Risoto 350g/400gr de Camarão 200 gr de Espargos (eu usei selvagens)2 cenouras médias 2 alho-francês médios 1 cebola média 3 dentes de alho (usei massa de alho, não tinha dentes de alho)700 gr de agua30 gr de vinho branco 20 gr de Manteiga35 gr de Azeiteqb de queijo parmesão ralado qb de sal qb de coentros (usei congelados) Preparação
Colocar no copo da yammi o azeite, cebola, alhos, cenoura e sal programar velocidade 8, a 9 segundos, de seguida colocar no modo inverter e refogar 3 minutos na velocidade 1 e com temperatura a 100º.
Ainda no modo invertido. Adicionar o camarão e os espargos e programar 5 minutos na velocidade 1 a 100º. Retirar e reservar e colocar o excesso de água um recipiente a parte.



De seguida colocar no copo o alho-francês programe 7 segundes na velocidade 7, adicionar a manteiga velocidade 1…

Saúde & Desporto

Olá pessoal,


Gostaria de vos falar da minha recente experiência com uma alimentação mais saudável e a pratica de exercício físico.
Comecei está caminha a um mês atrás precisamente, tento equilibrar os meus gostos com uma alimentação equilibrada, e praticar alguns exercícios no ginásio. Hoje infelizmente tive que parar por uns dias devido a um problema no tornozelo. 




Contudo ainda não desmotivei mantenho a alimentação equilibrada e tenho consumido bastantes líquidos para manter o peso que já perdi num mês que foi cerca de 2,5 kg.  Espero que não tenha de ficar muito mais tempo parada!!!! já sinto falta das idas os ginásio!!!



O que me motivou a começar esta caminha foi a compra do livro "Plano do bem" escrito pela Isabel Silva. Um livro que aconselho!  https://www.iamisabelsilva.com/blog/ Há alguns alimentos que eu não sou fã mas basta substituir por outro igualmente saudável e ao nosso gosto. Em relação aos planos de exercícios os meus são diferentes dos da Isabelinha eu tenho de f…