Avançar para o conteúdo principal

Ser Empregada de mesa, a escolha profissional


Uma nova etapa de vida estava preste a chegar. Entre perguntas e resposta nos questionários (teste psicotécnicos) no 9º ano do ensino básico, perguntava a mim mesma o que vou querer seguir. Fotografia, cozinha, receção, animação sociocultural, etc… Bem, empregada de mesa não estava nas primeiras ideias. Depois de conversas com pessoas conhecidas, decidi fazer os psicotécnicos para a escola profissional de salvaterra de magos, nessa altura já eu ia muito indecisa entre cozinha ou sala/bar. Eis que sai os resultados dos psicotécnicos onde vou a uma entrevista para ficar no curso. Quando a Chefe Noélia Costa me diz “ O teu perfil é para Sala/bar”, fiquei um pouco indignada porque eu adorava cozinhar, fazer bolos. A minha avo adorava as minha panquecas, mas lá fui eu para a vertente de sala/bar, sem duvida foi a melhor opção. Ao fim de pouco tempo agradeci aquela hora em que tomei uma boa decisão.
A arte de servir á mesa parece fácil, mas não é. Neste momento tenho a noção que é necessário estudar muito para ser um bom empregado de mesa.
Fiquei pelo Curso técnico de restaurante e bar com equivalência ao 12º pois a impossibilidade financeira não me deixou ir mais alem. Um dia todos nos vamos conseguir os nossos sonhos.
Comecei a trabalhar com o objetivo de juntar algum dinheiro e poder apostar na formação, mas a primeira experiência não correu bem. No entanto comecei a trabalhar numa unidade hoteleira no Alentejo e por la fiquei. Os planos foram mudando e a vontade de continuar a trabalhar era maior do que voltar a escola. O hotel tem me dado algumas oportunidades de adquirir novos conhecimentos, para alem de servir à mesa, explorar um pouco a zona de back office, trabalhar com requisições, gerir um serviço de um grupo, fazer horários, mapas de presenças entre enumeras coisas. Contudo, acho que não é o suficiente para evoluir na careira, o que me vale saber fazer horários se não souber aconselhar um vinho?! Neste momento é o que penso.
 Em breve tentarei explorar mais o campo de servir á mesa e como aconselhar vinhos!

Mensagens populares deste blogue

Risoto de Camarão e Espargos Yammi 2

Bem hoje mais uma receita da minha yammi 2 com basse no meio primeiro risoto 😜

Risoto de Camarão e Espargos Yammi 2
Ingredientes  300 gr de Arroz Risoto 350g/400gr de Camarão 200 gr de Espargos (eu usei selvagens)2 cenouras médias 2 alho-francês médios 1 cebola média 3 dentes de alho (usei massa de alho, não tinha dentes de alho)700 gr de agua30 gr de vinho branco 20 gr de Manteiga35 gr de Azeiteqb de queijo parmesão ralado qb de sal qb de coentros (usei congelados) Preparação
Colocar no copo da yammi o azeite, cebola, alhos, cenoura e sal programar velocidade 8, a 9 segundos, de seguida colocar no modo inverter e refogar 3 minutos na velocidade 1 e com temperatura a 100º.
Ainda no modo invertido. Adicionar o camarão e os espargos e programar 5 minutos na velocidade 1 a 100º. Retirar e reservar e colocar o excesso de água um recipiente a parte.



De seguida colocar no copo o alho-francês programe 7 segundes na velocidade 7, adicionar a manteiga velocidade 1…

Primeiro mergulho do ano 2017

Olá pessoal, vamos a mais um post…
Hoje é a partilha de momentos…

Barragem e o primeiro mergulho do ano…

Bolonhesa de soja

Boa Tarde pessoal...

Hoje trago um post diferente.

A minha sogra já tinha feito lá casa. Mas eu nunca tinha provado e gostei.
Como já estamos na nossa casinha só os dois temos de fazer a nossa própria comida, para mim nunca foi um problema porque até gosto de cozinhar, mas o mio é pequeno e as vezes não podemos nos guiar pelas receitas, temos de inventar.

A nova compra cá em casa foi a Yammi.

Então já tinha comprado a soja fina, verifiquei se havia alguma receita no livro sobre o molho bolonhesa e foi só adaptar.

Aqui vai Soja à Bolonhesa na Yammi!!!!

Ingredientes 130 gr de cebola100 gr de cenoura 100 gr de alho-francês (parte branca)3 dentes de alho45 gr de Azeite100 gr de vinho branco200 gr de soja fina +/- 450/500 Gr de polpa de tomate1 colher de sopa de orégãos Sal a gostoPimenta a gostoErvas aromáticas a gosto
Preparação Deixar a soja em agua durante 1 Hora. De seguida escorrer a soja. Colocar no copo da yammi a cebola, cenoura, e o alho-francês cortados em pedaços, os dentes de a…